Seguidores

sábado, 5 de setembro de 2009

O terreno do Candomblé de Caboclo



As roças onde são construídas as casas de cultos, santuários e demais habitações necessárias ao deseenvolvimento das práticas dos Caboclos, procuram manter as características dos terreiros afro-brasileiros.
As árvores, ervas e demais folhas têm papel de destaque nessas roças onde a fitolatria é muito importante, pois está intimamente relacionada às funções dos Caboclos.
O salão de danças, local de festas e cerimônias públicas é conhecido por Abaçá ou Canzuá, os santuários são chamados de Pejis. Na realidade, os Caboclos possuem assentos ao ar livre, próximo às árvores, deixando os santuários interiores para os Inquices ou Orixás, onde os objetos, símbolos e utensílios dos cultos são guardados e venerados.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educacão e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundacão Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ)

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.