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sábado, 5 de setembro de 2009
Divindades dos Candomblés de Caboclo
Nas maneiras de entender, focalizar e cultuar as divindades, o subjetivismo dos crentes atua decisivamente levando as transformações no panorama do elenco dos mitos, suas funções e projeções sociais.
Basicamente, o conjunto de Inquices presente nos Terreiros Angola-Congo, formam a grande maioria dos mitos incorporados às práticas dos Candomblés de Caboclo. Juntamente, Os Orixás Iorubanos e santos católicos são situadosnessa realidade. As variações e interpretações locais ou regionais determinam um dinamismo constante das divindades dos Terreiros de caboclo.
Segue-se um quadro comparativo, onde as mitologias iorubana, angolana e os santos católicos são colocados ao nível de paralelismo.
Orixás Iorubanos- Inquices do Angola Congo - Caboclo - Santos católicos
Olorum ou Olodumaré Zâmbi ou Zaniapombo - Zambi ou Zaniapombo- Deus
Oxalufan e Oxaguian - Lembá - Senhor Lembá - Lembarenganga - Caboclo Malembá - Caboclo Lembá - Nosso Senhor do Bomfim
Ogum - Sumbo Mucumbe - Sumbo Mucumbe - Sto. Antônio ou São Jorge
Oxosse - Mutalambô - Tauamim - Sultão das Matas, Caboclo das matas - São Jorge ou São Sebastião
Omolu - Burungunça, Cuquetê - Burungunço, Cuquetê -São Lázaro ou São Roque
Xangô - Cambaranguange, Zaze - Cambaranguange, Zaze -São Jerônimo ou São Pedro
Iansã - Bamburucena, Matamba - Bamburucena, Matamba - Santa Bárbara
Oxun - Quicimbe, Caiala - Quicimbe, Caiala - N. Sra. Da Conceição , N. Sra. Da Glória
Iemanjá - Dandalunda - Janaina - Dona do Mar, Sereia do Mar - N. Sra. Da Conceição, N. Sra. Da Glória
Oxumarê - Angorô - Angorô - Obs: caboclo que lida com as cobras - São Bartolomeu
Ossãe - Catendê - Dona do Mato - Caipora - São Benedito
Iroko - Tempo- Tempo - Encantado do Juremeiro - Bom Jesus,
São Francisco de Assis
Nana - Querê-Querê - Borocô - N. Sra Sant´Ana
por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educacão e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundacão Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ)
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.