Seguidores

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Massimo Campigli


Massimo Campigli



Massimo Campigli (4 de Julho, 1895 – 31 de Maio, 1971), seu verdadeiro nome é Max Ihlenfeld, foi um jornalista e pintor italiano.
Apesar de ter nascido em Berlim, passou a maior parte de sua infância em Florença.
Sua familia mudou-se para Milão em 1909. local aonde trabalhou na revista Letterman, frequantando a vanguarda e conhecendo artistas como Boccioni e carrà. Em 1914 a revista futurista Lacerba publicou o seu artigo Parole in liberta no Giornale + Strada . Durante a sprimeira guerra mundial foi preso e deportado para a Hungria onde permaneceu prisioneiro de 1916-18.
No final da guerra mudou-se para Paris aonde trabalhou como correspondente estrangeiro para o jornal milanes Corriere della Sera. Apesar de ja ter feito alguns desenhos  durante a guerra, só começou a pntar em Paris. Estabeleceu laços de amizade com  Giorgio de Chirico, Alberto Savinio, Gino Severini e Filippo De Pisis frequntadores do Café du Dôme. Frequentou o Louvre onde interessou-se pela arte egípcia que acabou tornando-se fonte de inspiração para sua obra.
Seus primeiros trabalhos figurativos refletem a influência de Pablo Picasso e Fernand Leger bem como o purismo do L´Esprit Nouveau.