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sábado, 5 de setembro de 2009
O terreiro e o Samba de Caboclo
" No Samba de caboclo o elo motivador que o liga ao ritual e preceitos dos Candomblés de Caboclo é muito forte. A imagem, as funções e os enredos desenvolvidosem torno do Caboclo tem, no Samba de Caboclo, o elemento de fixação e divulgação dos preceitos, fundamentos e estórias que compõe o panorama mitológico e mágico dos cultos dos Caboclos e dos seus Candomblés.
O Samba é estabelecido dentro da animação crescente dos festejos, levando a assistência e adeptos a cantarem as melodias e dançarem junto com os Caboclos quando estes vão tomar Rum. ...
O processo de nacionalização e adequação, a partir das interpretações e observações sobre a vida dos indígenas, seus procedimentos e hábitos culturais, causaram uma verdadeira simplificação nos complexos rituais dos Candomblés Africanos e de sua música religiosa, sentida nos terreiros de Caboclo, que buscam nos motivos nacionais e na figura do Caboclo o símbolo da Liberdade da terra."
por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educacão e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundacão Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ)
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.